sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

TAMBÉM ELE FALTAVA ÀS REUNIÕES



Trotsky, na biografia do seu arqui-inimigo, comenta as inexplicáveis ausências de Staline no comité central, tanto mais que ele "não tomava parte no trabalho do soviete e do comité executivo central e não ia às reuniões. Evidentemente, ele próprio não atribuía à sua participação nas sessões do comité central a importância que agora lhes dá. Num certo número de ocasiões, a sua ausência explica-se indubitavelmente por alguma afronta recebida e pela irritação que isso lhe causava: quando não pode impor a sua vontade, ele prefere não se mostrar e sonhar melancolicamente na desforra."

"Staline" (Leão Trotsky)


É muito difícil tratar um inimigo com justiça, porém, estamos inclinados a encontrar neste retrato alguma verosimilhança. Mas baseados em quê senão no percurso do ex-seminarista, da astúcia que revelou "sequestrando" um Lenine diminuído e "com os pés para a cova" e no resto da sua carreira?

Para imaginar o que se seguiu, temos de partir do sentimento que melhor definiu o homem e que está todo no retrato de Trotsky e, sobretudo, nos efeitos devastadores do seu encontro com o poder absoluto.

0 comentários: