sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

AS PARTES AFECTADAS

http://www.localgovt.sa.gov.au/


"Nesta análise, ele identifica dois importantes factores que se combinam em produzir enormes dificuldades para o sistema político. Destas, a primeira é o modo pelo qual a sociedade reproduz os problemas enquanto distinções entre "os que tomam as decisões" (decision makers) e "as partes afectadas" (affected parties), e é então capaz de oferecer apenas soluções políticas para os conflitos resultantes (...)"

"Niklas Luhmann's Theory of Politics and Law"


(A segunda dificuldade será objecto de outro post.)

Aqui, o que está patente é uma experiência de todos os dias, embora, por estarmos mergulhados no discurso com que o sistema político se justifica a si mesmo, não nos pareça assim.

O problema de que fala Luhmann é o que, em vernáculo, para os que se encontram afastados da política, se pode exprimir assim: as consequências sobre a vida de todos (o povo, os contribuintes) daquilo que decidem "aqueles gajos" (o governo , os partidos, etc.)

Ora, o sistema político, diz Luhmann, só pode oferecer soluções políticas. Quando se exige demasiado dele, verifica-se sempre uma falsa conversão dos problemas de índole não política nas formas próprias ao sistema político: arranjos partidários, mudanças no (ou de) governo, eleições, etc.

Por exemplo, no caso da presente crise da educação, parece óbvio que ela não é uma questão do sistema político e que uma mudança no (ou de) governo não contribuirá para uma solução real se ela não for encontrada, em primeiro lugar, no sistema de ensino.

0 comentários: