terça-feira, 22 de dezembro de 2009

VALORES E PROBLEMAS



"Direi portanto não mais de que os valores emergem juntamente com problemas; que os valores não podiam existir sem problemas; e que nem os valores nem os problemas podem ser derivados ou de outro modo obtidos a partir de factos, apesar de muitas vezes dizerem respeito a factos ou estarem com eles relacionados."

"Unended Quest" (Karl Popper)


Popper sustenta que os problemas (e os valores) entram no mundo com a vida, mesmo que não exista uma consciência para os formular.

A palavra problema que vem do grego probállein (apresentar-se, atirar-se ou pôr-se em frente) significa um obstáculo que precisa ser ultrapassado. Compreendemos que um animal tenha um problema de alimentação e que se existisse um conselho de animais os problemas poderiam ser avaliados segundo, por exemplo, a sua dificuldade ou a sua importância para a vida.

Poderá dar-se que o mundo dos valores tenha tido origem em determinados problemas e que esse elo se tenha perdido para quem reflecte sobre os valores, embora isto soe, um pouco, à ideia marxista do económico como última instância e da ideologia como super-estrutura. Mas para a consciência os problemas são ideias (sobre a natureza ou a dificuldade dos obstáculos) e não factos, por muito objectivos que possam ser.

É possível por isso que os valores "descolem" para um mundo abstracto e independente. E teríamos que exigir dos valores um "certificado de origem", ou considerar que a abstracção e os problemas abstractos têm uma relação com os factos mais verdadeira ainda do que qualquer problema "real".

0 comentários: