segunda-feira, 14 de julho de 2008

ORIENTAÇÕES


O Planeta Saturno


"O local era totalmente desprovido de graça e ela aborrecia-se imenso, pelo que decidiu refugiar-se numa aldeia da montanha, pois como a partir desse ano a montanha se encontrava numa direcção considerada nefasta, instalou-se num local indigno dela, apenas para evitar o tabu."

"O Romance do Genji" (Murasaki Shikibu)


Noutro passo, o Genji faz um enorme desvio porque a "posição de Saturno o impede de ir para casa".

De acordo com as interessantíssimas explicações da tradução, estas superstições tinham uma origem continental (da China) e impregnaram o xintoísmo autóctone. "Entre elas, destacam-se as "tábuas de orientação" ou kataimi. Segundo as doutrinas do Yin e do Yang, havia orientações propícias e nefastas. A orientação noroeste era sempre de mau augúrio. Às vezes, a idade ou as circunstâncias podiam influir."

É possível que esses tabus tenham tido origem em factos históricos, num tempo em que era preciso interpretar a Natureza pelo temor dos deuses.

Não se pode falar aqui em psicologia, mesmo primária, como a que uma criança aprende a reconhecer nos adultos. De facto, esta antropomorfização da Natureza procede como diante de entidades regidas por leis desconhecidas que se podem talvez aplacar através dos ritos consagrados, mas sem nenhuma garantia que se tenha cumprido o que era preciso fazer.

Entre nós, a coisa mais próxima duma orientação funesta exprime-se naquele ditado de que de Espanha, nem bom vento... mas aqui as causas históricas são mais do que evidentes.

0 comentários: