quinta-feira, 10 de julho de 2008

IDEIAS DE ESTUFA

T
The Crystal Palace


"Se retomámos a expressão "Palácio de Cristal", foi sobretudo para exprimir a impressão de que a fórmula corrente "mercado mundial" é pouco adequada para caracterizar a modelação da vida sob o fascínio de relações monetárias que tudo penetram. O espaço-interno-do-mundo do capital não é uma ágora nem uma feira ao ar livre, mas uma estufa que arrastou tudo o que antes era exterior para o seu interior."

"Palácio de Cristal" (Peter Sloterdijk)


Mais à frente, Sloterdijk inclui os textos e as imagens nos estados do capital, socorrendo-se das reflexões de George Franck.

Não tenho dúvida de que a noção de sistema implica o funcionamento integrado da "superestrutura", como dizia Marx. Mas é paradoxal dizer-se que o exterior implodiu com o capitalismo na sua fase actual.

Não que a chamada descoberta do Cosmos seja realmente uma viagem no exterior ou que as teorias aparentemente menos antropocêntricas sobre a origem do universo tenham descolado do nosso cérebro.

Parece-me é que vivemos, desde o início, na estufa humana, e que não há como sair dela, sem sair da "forma".

Haverá um sentido cósmico, como há um sentido da justiça?

Se há, ele deve ser independente da construção científica e tanto pode alcançar-se no nirvana (mas contra a doutrina), como no êxtase sem palavras.

0 comentários: