quinta-feira, 17 de julho de 2008

A HIENA PRECIOSA



"Acontecia, no 2 de Junho, que Brissot acabava de atacar violentamente Lindet numa brochura, acusando o seu ar de hiena, o seu amor ao sangue. Foi justamente este ataque que permitiu a Lindet ser moderado. Esta brochura, à qual respondeu com amargura, esta preciosa qualificação de hiena que a Gironda lhe conferia, cobria-o perfeitamente e permitia-lhe fazer coisas sábias e humanas que ninguém podia ter arriscado."

"História da Revolução Francesa" (Jules Michelet)


Vemos aqui que a geografia da esquerda e da direita não tinha coordenadas assentes e podia mudar violentamente com as paixões.

Nesse tempo em que um homem se salvava ou se perdia com um discurso, em que as palavras podiam ser transparentemente fatais, porque a política se tinha tornado uma questão de vida ou de morte e todos os conflitos tinham nela expressão, os mais violentos pareciam os mais eficazes e sinceros, os únicos conscientes da urgência dos males a atacar.

A justiça e o bom senso, as próprias soluções, só tinham uma hipótese tergiversando, impondo-se através da astúcia. E cada actor devia reservar para si o segredo da sua humanidade.

0 comentários: