quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

OBJECTIVIDADE



Um amigo meu perguntou-me se eu punha em causa a objectividade, se não me estava a tornar "idealista" (não disse a palavra, mas acho que pensou nela).

Mas o que é a objectividade senão o acordo da razão entre os homens? A própria ciência baseia-se nesse acordo.

Desde Kant, porém, sabemos que essa objectividade é enformada pelas chamadas categorias transcendentais da Razão humana. Isto é, só experimentamos o que podemos e como podemos.

É possível até conceber-se um outro ser, "algures" no Universo, inteligente de outra maneira ( e não necessariamente mais inteligente), para quem questões como a das 4 dimensões ou das 11 e o problema da origem do Universo e os limites deste no espaço e no tempo não tivessem qualquer significado.

O que é que podemos então conhecer?

E por que é que a "Natureza" havia de nos dotar de uma ferramenta para resolver, não os nossos problemas, mas os de seres como esse?

Não é isto ainda a síndrome do homem criado à imagem de Deus?

0 comentários: