terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

DEUS JOGA AOS DADOS?


Erwin Schrödinger (1887/1961)

"Acredita-se usualmente que a Teoria Quântica tem de ser estatisticamente interpretada, e a estatística é, sem dúvida, essencial para os seus testes empíricos. Mas este é um ponto em que, segundo creio, os perigos da teoria da testabilidade da significação se tornam manifestos. Embora os testes da teoria sejam estatísticos, e ainda que a teoria (suponhamos, a equação de Schrödinger) possa implicar consequências estatísticas, não tem necessariamente de ter um significado estatístico."

"Conjecturas e Refutações" (Karl Popper)


A Teoria Quântica não tem de ser estatística, segundo Popper que discorda também da crença de Einstein no determinismo, que levou este a tentar refutar a teoria.

Apesar de não estar resolvido, ao que parece, o problema da sua significação, a teoria funciona e Popper encontrou maneira de testar o seu enunciado estatístico, o que lhe permitiu considerá-la científica.

Deus parece, aqui, "jogar aos dados" (contra Einstein). Mas o problema da frequência da probabilidade diz-nos que a nossa razão não pode abdicar da sua vocação para legislar sobre o universo.

E só podemos conviver mal com a noção de jogo, em vez de programa, e de regras do jogo em vez de leis universais.

Mas esse preconceito é melhor do que nada e remete-nos para o que poderia ser a infância da inteligência.

0 comentários: