domingo, 8 de abril de 2012

TABU



A "vontade de dialogar com a memória do cinema" inspirou a Miguel Gomes a fórmula original (por anacronismo, tal como tinha acontecido com o tão sobrestimado vencedor dos óscares deste ano) de "Tabu". Mas diferentemente de "O artista", as imagens remetem-nos directamente para um mundo perdido que não é o do cinema, mas o da juventude e, sobretudo, o de uma África ainda inocente, cenário duma paixão culpada, à medida dessa inocência.

As duas partes do filme retomam os títulos do prestigioso "Tabu" de Murnau, o grande mestre do mudo. Mas aqui o "Paraíso Perdido" que é o tempo da velhice , em Lisboa, é verdadeiramente um tempo poético com míticos crocodilos  e mortos que habitam entre os vivos. Grande é o mérito do realizador ao transformar assim um material que à partida, como ele diz, não é romanesco: "Interessei-me por personagens mais velhas que não se vêem mais no cinema, não tem um lado romanesco muito acentuado, no qual se trabalha o lado quotidiano." (no Festival de Berlim)

Em comparação, o Paraíso é um tempo trágico, o tempo da culpa,  criador dos fantasmas que mais tarde irão assediar os sobreviventes. Não é um verdadeiro paraíso como o de Murnau. E, no fundo, talvez a nossa experiência do paraíso ( ou da juventude) se preste  a um equívoco fundamental, porque há sempre uma tradução impossível, e amamos sempre de mais esta traição tradutora.

0 comentários: