sábado, 28 de abril de 2012

O BURACO METAFÍSICO

theatertreffen-blog.de


"Ele não conseguia deixar de pensar no processo. Muitas vezes tinha já considerado se não seria uma boa ideia escrever a sua defesa e entregá-la ao tribunal. Conteria uma breve descrição da sua vida e a explicação de ter agido como agiu em qualquer acontecimento que de algum modo lhe parecesse importante, quer ele achasse agora que tinha agido bem ou mal, e as suas razões em cada caso. Não havia dúvida nenhuma sobre as vantagens duma defesa escrita desse género sobre confiar no advogado, o qual, de qualquer modo, tinha as suas limitações."


"O Processo" (Franz Kafka)



O mínimo que se pode dizer é que K. não compreende o processo que lhe instauraram. Não compreende quem o acusa, nem quem o vai julgar. Assim, dispensando o advogado que lhe foi apresentado pelo tio, e que lhe parece mais uma peça do "puzzle", pensa em justificar-se sem saber qual é o seu crime. É óbvio que, neste caso, a sua opinião sobre o bem e o mal não tem qualquer valor. Há um outro critério, talvez uma outra moral, que ele em absoluto desconhece, mas que se tornou para ele uma questão de vida e de morte. Esse princípio desconhecido é do género das leis que é suposto conhecermos e cuja ignorância não podemos invocar.

A atitude de K., na falta de qualquer "chave", é mostrar toda a sua vida e todos os seus motivos para exame, como se o facto de não esconder nada pudesse de algum modo beneficiá-lo.

Depois dum primeiro sentimento de revolta, K. rendeu-se ao absurdo da situação. O seu caso é ainda pior do que o dos "réus" nos famosos processos de Moscovo dos anos trinta do século passado, os quais, confirmando a mentira oficial, ao menos ganharam um lugar no paraíso comunista.

O buraco onde ele vai cair, esfaqueado por dois polícias irresponsáveis e sem rosto, como a Lei que o condenou, não tem nome, nem abre para nenhum firmamento.

O texto fala em vergonha e em morrer como um cão, mas é apenas o sentimento duma entidade microscópica, que não significa nada.

0 comentários: