terça-feira, 10 de abril de 2012

A BITOLA IDANOVISTA

Andrei Zhdanov


"O princípio mais importante da doutrina Idanov foi frequentemente resumido pela frase: 'O único conflito possível na cultura soviética é o conflito entre o bom e o melhor.'  O Idanovismo cedo se tornou a política cultural soviética, significando que artistas, escritores e a 'intelligentsia' em geral se tinham de conformar com a linha do partido nos seus trabalhos criativos."

(Wikipedia)



Isto não equivale, de facto, a colocar a fasquia demasiado alto (o mau e o medíocre não são dignos do nome de arte soviética), mas, pelo contrário, a colocá-la demasiado baixo (tudo o que se fizer em nome da arte soviética não pode deixar de ser, pelo menos, bom).

Se Idanov não era um charlatão (mais requintado do que os que o rodeavam), apenas desejoso de agradar ao poder para os seus ambiciosos fins, então era um crente na "superioridade" automática do "homo sovieticus", o que não é muito diferente da teoria do arianismo.

Inclino-me mais para a primeira hipótese porque o seu tempo não era um tempo de ilusões, e a inteligência, do lado do poder, só podia exercer-se com cinismo.

Onde domina o bezerro de oiro, nem sempre se compreende que se prefira o poder à fortuna (que, na realidade, andam normalmente associados). O facto de, no Ocidente, os políticos saírem mais ricos do que entraram basta para que suspeitemos do seu idealismo. Mas o nosso ditador não enriqueceu,  e na URSS, à falta de poder ostentá-la, quem quereria (se o conseguisse) ter a fortuna dum Abramovitch?

As grandes desigualdades eram as do poder (sem prejuízo de se confrontarem o luxo relativo e a miséria absoluta), mas aí foram tais como nunca se tinham visto antes, racionais e organizadas, ou não fosse a burocracia o mais racional dos sistemas.

O fenómeno Idanov (como o do célebre Lysenko) só foi possível graças a uma extrema centralização sem controlo. Num sistema desses, os disparates chegam tão longe e tão depressa quanto uma boa ideia.
 

0 comentários: