domingo, 12 de setembro de 2010

COISA MENTAL


Friedrich Nietzsche (1844/1900)


"A doutrina de Nietzsche do eterno retorno destina-se a salvar a própria alma. O eterno retorno é 'apenas uma experiência do pensamento', tal como é às vezes sugerido, se chamarmos ao Céu e ao Inferno também experiências do pensamento. Para o cristão, a vida é justificada à luz do Além-Mundo. Todos os acontecimentos na narrativa desta vida ganham o seu sentido através do final: levam eles ao Céu ou ao Inferno? A facilidade com que a Providência se tornou progresso serviu a Nietzsche de aviso. As concepções teológicas condicionam a nossa experiência."

"Evil in Modern Thought" (Susan Neiman)


Ao admitir que a ideia do Eterno Retorno é coisa mental, sugerindo que não é o real que aqui está em causa, mas a vontade de coincidir com a própria vida, Nietzsche parece ter-se libertado ao mesmo tempo da razão e das concepções teológicas. Porque é a razão pura que é teológica e isso explica que as teodiceias "materialistas" possam ter sucedido à teodiceia religiosa.

O conceito de totalidade é uma necessidade da razão. As razões "locais" apoiam-se sempre numa abstracção a que não está nas nossas faculdades dar alguma espécie de corpo.

O controle do terror primitivo ( e infantil), a aceitar a ideia de Freud, está na origem de todas as construções para além da experiência.

0 comentários: