domingo, 16 de maio de 2010

MÚSICA AMBIENTE


"Mais de oitenta por cento dos adolescentes americanos não sabem ler em silêncio; há sempre um pano de fundo, música mais ou menos amplificada. A intimidade, a solidão que permite um encontro em profundidade com o texto e a sua recepção, entre a letra e o espírito, é hoje uma singularidade excêntrica, psicológica e socialmente suspeita. É inútil demorarmos sobre a derrocada do nosso ensino secundário, sobre o seu desprezo da aprendizagem clássica, do que se aprende a decorar. Uma forma de amnésia planificada prevalece largamente agora nas nossas escolas."

"Les Logocrates" (George Steiner)


Há pessoas que dizem que não conseguem estudar sem um ruído de fundo, ou que precisam de um fundo musical para lerem um livro. Mas talvez isso mobilize apenas o nível de atenção requerido por uma compreensão considerada suficiente. Para quê fazer ecoar os vários sentidos duma palavra numa frase ou interrogarmo-nos sobre os termos em que é descrita uma experiência científica, quando o que nos interessa é passar num exame?

Assim, fechamos o acesso à atenção profunda com a camuflagem ambiental. O silêncio é cada vez mais um privilégio que ninguém quer porque deixa passar o pensamento, e o pensamento é sempre disfuncional, interrompe o quer que estivermos a fazer e atrasa o nosso progresso em direcção à eficiência imediata.

Ainda se há-de escrever a história desta surdez, que é paralela à causada pelos headphones nos nossos adolescentes.

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