segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DEMAGOGOS



"Uma vez que o mentiroso é livre para acomodar os seus "factos" ao benefício e ao prazer, ou até simplesmente às esperanças do seu público, é de apostar que ele será mais convincente do que aquele que diz a verdade. Ele terá mesmo, em geral, a verosimilhança do seu lado, a sua exposição será mais lógica, para dizer assim, pois que o elemento de surpresa – um dos traços mais impressionantes de todos os acontecimentos – providencialmente desapareceu. Não é só a verdade racional que, na frase hegeliana, põe o senso comum ao contrário; muito frequentemente a realidade não perturba menos o interesse e o prazer."

"La crise de la culture" (Hannah Arendt)


É sabido que uma audiência gosta de ser confirmada nas suas opiniões, sobretudo naquelas de que não está segura, mas para aderir às quais já fez a maior parte do caminho. Por isso, o orador avisado baterá sempre nas mesmas teclas que é o som que o seu público quer ouvir e abster-se-á de novidades e de tudo o que possa trazer confusão aos sentimentos.

Os demagogos, ao procederem desse modo para arrastar a massa, jogam com a realidade um lance perigoso. Se se afastam muito dela, o poder sabe-lhes a pouco porque não tarda o ajuste de contas.

0 comentários: