quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ILUSÕES FUNCIONAIS


http://www.graffittistudio.com


"Recusamo-nos a acreditar que os homens da publicidade são no máximo nossos colaboradores, ajudando-nos a criar ilusões para nós próprios. Na nossa indignação moral, no nosso empenho em encontrar os maus da fita que criaram e frustraram as nossas exageradas expectativas, subvalorizámos o efeito do ascenso da publicidade. Pensamos que ele significou um incremento da não-verdade. De facto, significou uma reformulação do nosso conceito de verdade."

"The Image" (Daniel Boorstin)


Alguém poderia ter previsto o efeito dessa continuada "colaboração" entre publicitários e consumidores?

Os desejos que os primeiros "inventam" hão-de ter alguma coisa a ver com o desejo do desejo, com o interesse em merecer a inequívoca solicitude dos segundos.

A publicidade não podia "enganar" tantos por tanto tempo sem o acordo implícito dos que sabem que não é a verdade já que está em causa, mas o mundo das imagens, o mundo das ilusões funcionais.

0 comentários: