segunda-feira, 23 de agosto de 2010

FLUIDOS


http://www.allanbrito.com/


"Um dos sinais de identidade da natureza humana é o que situa os homens ante problemas que são demasiado difíceis para eles, sem que lhes reste a opção de os deixar sem abordar por causa dessa dificuldade. Esta provocação do ser humano por parte do inacessível, que é ao mesmo tempo o não-dominável, deixou desde os inícios da filosofia europeia uma marca inolvidável; ou melhor: talvez que a própria filosofia seja, no mais amplo sentido, essa marca."

"Regras para o parque humano" (Peter Sloterdijk)


Isso quer dizer que os problemas não têm nenhuma relação necessária com a "essência" das coisas ou com a verdade, se quisermos.

Enquanto obstáculos que impedem a nossa prática de avançar ou a construção de ideias coerentes sobre o mundo, os problemas têm de ser ultrapassados e não podem existir verdadeiros problemas insolúveis.

Não sei se não será um pouco wittgensteiniano dizer que a filosofia se limita aos problemas e que, portanto, não pode estar à altura das suas reivindicações.

Se ela deve abdicar à partida perante o "inacessível" ou o "não-dominável", podia ser substituída pela moral ou por uma espécie de código de estrada (a fluidez do movimento é tudo).

0 comentários: