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"Nos 'Apophetegmata Patrum' afirma-se que o demónio é incapaz de conhecer os nossos pensamentos porque é duma natureza diferente da nossa, mas pode adivinhá-los observando os movimentos do nosso corpo."
"Notas sobre a Liturgia" (Cristina Campo)
Nesta doutrina quase cartesiana sobre as paixões, o diabo não é o inimigo interno da alma, não é o pensamento que atravessa o espírito e nos faz cair no mal. Presume-se que se o corpo for perfeitamente controlado não poderão existir maus pensamentos. Tudo isto é, além do mais, muito jesuítico.
O espírito jesuítico não espera grande coisa da vontade de purificação e não confia inteiramente na fé. Como numa espécie de realpolitik, procura obter a obediência do corpo, a cerviz baixa, a postura física apropriada que arrastarão a obediência do espírito.
Quando algumas empresas mandam os seus quadros para uma "acção de formação" no retiro dumas termas ou dum convento beneditino, fazem-no segundo a mesma doutrina. Do retiro sairá, pelo menos, um espírito de grupo que dará à empresa uma imagem mais favorável de si mesma.
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