sexta-feira, 19 de junho de 2009

A DIFERENÇA ESPECÍFICA


Gunter Stern e Hannah Arendt


“Que a violência muitas vezes surja da cólera é um lugar-comum, e a cólera pode ser na verdade irracional e patológica, mas o mesmo sucede com qualquer outra emoção humana. É sem dúvida possível criar condições sob as quais os homens são desumanizados – tais como campos de concentração, tortura, fome – mas isso não significa que eles se tornem parecidos com os animais; e sob tais condições, não são a cólera e a violência, mas a sua conspícua ausência que é o sinal mais claro da desumanização.”

“On violence” (Hannah Arendt)


Parece um paradoxo que a falta duma reacção “irracional ou patológica”, em certas circunstâncias, não seja o sinal do auto-controle e da equanimidade, mas de que se desceu abaixo do humano, que nos tornamos matéria sob o poder dos outros.

Isso, que é inteiramente verdade, lança uma forte luz sobre a massa de que somos feitos. Somos racionais porque nenhum outro ser conhecido o é, e essa diferença pode designar a espécie. Mas, além disso, talvez não saibamos o que somos nem como poderíamos alcançar uma definição que desse conta do essencial.

0 comentários: