sexta-feira, 12 de junho de 2009

DUALISMO



"De acordo com este ponto de vista, a matriz cultural da arte, da lei, da religião, da filosofia e da ciência forma um invisível universo de sentidos, e o verdadeiro terreno do ser deve ser encontrado nesta ordem da mente. Acredito também que esta visão transcendental, que afirma a prioridade epistémica da mente sobre a natureza é correcta."

"The Dreams of Reason" (Heinz Pagels)


Pagels é de opinião que as duas visões sobre a realidade (a natural e a transcendental) se encontram em profundo conflito e que isso constituirá um desafio para a nossa civilização nos próximos séculos.

Apesar da lição de Kant, ainda se pode falar em prioridade epistémica. Mas essa prioridade é redundante porque só o homem "conhece", tanto quanto sabemos.

O problema fica resolvido se, tal como fez Descartes, postularmos o dualismo. Claro que, por um lado, o espírito não existiria sem a "matéria", mas por outro a matéria não se conheceria a si mesma.

O dualismo é um conceito operacional que nos ajuda a não confundir as coisas. A outro nível de compreensão, podemos e devemos ultrapassá-lo.

0 comentários: