domingo, 21 de junho de 2009

JACULATÓRIAS


http://ipt.olhares.com/data/big/134/1342122.jpg


"O hábito destas sagradas fórmulas reveste o homem de uma especial impassibilidade, e não é raro encontrar-se ainda hoje delicados ascetas dos quais não se compreenderia a sua resistência à violência o mundo se não soubéssemos que estavam protegidos com uma invisível armadura de jaculatórias."

"Dardos em direcção ao céu" (Cristina Campo)


Diz o Dicionário da Língua Portuguesa (PE) que a jaculatória é "uma oração curta e fervorosa que se reza nas novenas e em outras devoções."

Tal como no Budismo e no Bramanismo, com os mantras, ou no Islão com fórmulas que quase se resumem ao nome de Deus, este "dardo (jaculum) dirigido ao céu" parece operar aquela reciprocidade de que falava Simone Weil (se pedes pão a Deus, Ele não te dá pedras) e o segredo da "armadura" está na repetição e na capacidade que a "mania" divina tem de nos isolar do mundo.

Na antiga classificação dos temperamentos, encontramos nos coléricos algo desta energia concentrada que se converte em acção e influência sobre os outros. "Pode-se rezar no comboio, no metropolitano, na sala de espera do dentista". Não imaginamos o militante dum partido laico a gritar para si mesmo a sigla do seu partido (essa concisão só pode ser reclamada para Deus que "é aquele que é"). Mas a conversão da política a algumas fórmulas tem o mesmo sentido e não há dúvida que isso nos arma da mesma carapaça.

São jaculatórias dirigidas não ao céu, mas a algo de não menos ideal: o futuro."

0 comentários: