domingo, 22 de março de 2009

SILLY COMPETITION


John Maynard Keynes (1883/1946)
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"O mais famoso economista do século vinte, John Maynard Keynes, comparou o mercado de acções a uma tonta competição jornalística em que os leitores fossem a convidados e escolher rostos bonitos dentre centenas de fotografias. O vencedor é um leitor que escolha as raparigas mais de acordo com a opinião geral."

"The Undercover Economist" (Tim Harford)


"Não é o caso de escolher aquelas que, segundo o melhor juízo de cada um, são realmente as mais bonitas, nem mesmo aquelas que a opinião média genuinamente pensa serem as mais bonitas. Chegamos ao terceiro grau no qual devotamos as nossas inteligências a antecipar aquilo que a opinião média espera que seja a opinião média. E alguns, creio que praticam o quarto, o quinto e graus ainda mais altos."

(John Maynard Keynes)


É isto racional? É se o que interessa é ganhar o concurso e não escolher o melhor pedacinho de cara.

Mas este paradoxo pode levar-nos muito longe. O mercado de valores não é, pois, um espelho da economia real (de que maneira pode andar longe dela, aprendemo-lo com as crises).

O "concurso" estava a premiar os que elegiam as mais feias, praticando não sei que grau de especulação sobre a "opinião média". Podiam continuar a fazê-lo, já que ninguém se guiava pelo juízo próprio, mas por uma estupidez suposta.

Não sei se chega chamar a isto ganância.

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