quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O PODER E A FORÇA DAS COISAS



"Tal foi o estranho despertar da Revolução, quando muito preocupada com ideias, princípios, disputas e facções, ela viu que por baixo se pensava noutra coisa, que se tratava de interesses, de agiotagem, de coalizão, que todos estavam feitos com todos."

"História da Revolução Francesa" (Jules Michelet)


Em nome da salvação da Pátria, especulava-se e faziam-se grandes fortunas. O "monstro", como lhe chama Michelet, estava nas próprias sociedades populares e nos comités revolucionários.

Em "L'Otage" de Paul Claudel, vemos o homem que saiu da Revolução, na personagem do Barão Turelure, cínico, manobrando habilmente na política, mas, sobretudo, realista, nos dois sentidos da palavra. É pela mão de homens como esse que é restaurada a monarquia.

Por que é que os homens se transformam assim, quando queriam "apenas" transformar o mundo?

Não creio que chegue dizer que o poder corrompe, a não ser que o poder se identificasse com a força, o que não é verdadeiro.

Na Necessidade, como a entendiam os Gregos, há força, mas não há poder. A política faz-se com o que a Necessidade deixa. E o resultado da acção de milhares ou milhões de indivíduos não é da ordem do poder, mas da força, força que se impõe, a eles que a desencadearam, sem saberem ao que iam, como a força das coisas, como uma segunda Natureza.

0 comentários: