terça-feira, 13 de janeiro de 2009

AUTORIDADE



"Uma vez que a autoridade exige sempre obediência, é muitas vezes confundida com alguma forma de poder ou violência. Mas o facto é que a autoridade exclui o uso de meios exteriores de coacção; quando se usa a força, isso significa que a autoridade falhou. Por outro lado, a autoridade é incompatível com a persuasão, já que esta pressupõe uma paridade e funciona através de um processo de argumentação."

"Entre o Passado e o Futuro" (Hannah Arendt)


Arendt diz também que a autoridade é sempre hierárquica. Na origem deste conceito, encontramos o sagrado e a superioridade absoluta. A obediência, nestas condições, é natural e dispensa tanto a coacção quanto os argumentos.

A hierarquia funcional das nossas organizações poderia ser igualmente incontroversa se fosse possível o interesse exclusivo da organização.

A autoridade nos nossos dias em que hierarquia se poderia fundar? Tirando o caso da ciência, cada vez mais esotérica e especializada, parece que o mundo moderno não é propício à autoridade, tal como Hannah Arendt a entende.

Nenhuma classe profissional, nenhuma função política está em condições de a criar. A autoridade tornou-se quase apenas um carisma pessoal.

0 comentários: