domingo, 14 de março de 2010

O QUE É EXISTIR


Baruch Spinoza (1632/1677)


"(…) o trabalho da reflexão é severo e não se parece em nada com a observação. Como diz Lagneau, esta análise reflexiva consiste em encontrar o Pensamento absoluto em todo o pensamento, e assim encontrar Deus no homem, como faz Spinoza. Decerto, isso não é descobrir uma existência, e é preciso repetir a grande ideia de Lagneau na famosa lição sobre a existência de Deus, que não se pode dizer que Deus existe, porque existir é depender de outras coisas; e isso significa que Deus não é uma coisa; que o espírito não é uma coisa."

"Lettres sur Kant" (Alain)


"Não é um pequeno paradoxo que a Crítica de Kant, impiedosa contra a antiga metafísica, tenha feito surgir uma florescência de metafísicas, com Fichte, Schelling e Hegel de que Platão só com dificuldade podia dar uma ideia."

A metafísica não está para acabar, como um certo materialismo chegou a pensar, materialismo, ele próprio, um exemplo da metafísica, visto que o objecto último em que assenta – a matéria – excede infinitamente o que pode ser observado. Indo um pouco mais longe, pode dizer-se que a própria Física é cada vez mais um objecto de reflexão e menos de observação, como a preponderância da matemática o deixa perceber.

De resto, o primeiro dos objectos metafísicos, como diz o filósofo, é o "Eu penso": é ele que permite todos os outros. "precede Deus, mesmo na consciência mais simples; antes de acreditar em Deus, é preciso acreditar em si (…)."

0 comentários: