quarta-feira, 24 de março de 2010

COPY & PASTE


the old black magic

(...) a matemática conseguiu reduzir e traduzir tudo o que o homem não é sob a forma de configurações idênticas a estruturas mentais humanas.”

Hannah Arendt (A Condição Humana)


Fazer cálculos através de fórmulas é uma imensa simplificação das operações mais simples envolvidas. No passo seguinte, a álgebra veio definitivamente libertar o pensamento do concreto. As máquinas e os computadores apenas aprofundaram esse processo e o generalizaram. É como se pudéssemos fazer as coisas melhor e mais depressa, mas à custa da inteligência do que fazemos, porque a transferimos para as próteses.

No entanto, nunca fomos tão longe na divisão do trabalho da inteligência e no desenvolvimento das ciências especializadas. Resultando, para a maioria das pessoas, que o mais quotidiano dos instrumentos domésticos, a matéria de que é feito e o seu mecanismo próprio nos sejam tão misteriosos ( sem no entanto levar à admiração, princípio da filosofia ) como a natureza, e o que se passa debaixo da terra enquanto uma semente se transforma, por exemplo, numa macieira.

Ora, pela lei do menor esforço, é cada vez maior o número de estudantes que utiliza a Internet, não como um manancial de informação para apoio do seu trabalho, mas, directamente, como substituto desse trabalho, com economia da reflexão própria, através da montagem de textos, gráficos e imagens pela técnica do “copy & paste”. Torna-se, assim, muito difícil distinguir o original do plágio e avaliar os verdadeiros conhecimentos, o que põe em causa a função da Escola e da Universidade e levando os comportamentos mágicos (com que a esmagadora maioria encara o objecto técnico) mesmo ao campo de formação dos especialistas.

Ao défice de compreensão da realidade actual será então acrescentada a incompetência para desenvolver e gerir o mundo dos objectos.

Mas não estamos ainda condenados a desligar o Hal-9000 que se encontra algures no futuro.

0 comentários: