quinta-feira, 20 de agosto de 2009

POLÍTICOS RELUTANTES



"Todos os activistas que falavam nas manifestações e para a imprensa faziam discursos semelhantes, enfatizando os seus motivos aparentemente naturais e 'apolíticos', silenciando o espírito público dos seus motivos e as suas sugestões políticas. Assumiam que o fórum público era um lugar para os indivíduos queixosos exporem o seu lado da história, para falarem só por si."

"Avoiding politics" (Nina Eliasoph)


O inquérito de Eliasoph mostra que estes americanos, embora possam estar politicamente motivados e em privado se mostrarem tão "políticos" como os outros, tendem a abrigar-se, em público e sobretudo para a comunicação social, debaixo da capa do apoliticismo. Mas de que é que se protegem? Será um simples cálculo a pensar na eficácia da sua mensagem, um mimetismo do homem comum, supostamente privado da palavra pública e vítima de profissionais demasiado hábeis?

É como se esses activistas, a quem embaraça a assunção pública da política quisessem ocupar a tribuna sem arcarem com a suspeita e o descrédito que o sistema atrai sobre si.

0 comentários: