Lenine (Surov)
"Não devemos ter medo dos Comunistas 'aprenderem' com os peritos burgueses, incluindo comerciantes, pequenos capitalistas co-operadores e capitalistas. Devemos aprender com eles da mesma maneira que aprendemos com os peritos militares, embora duma forma diferente. Os resultados do que é 'aprendido' tem de ser testado pela experiência prática: faz as coisas melhor do que os peritos burgueses ao teu lado; experimenta esta e aquela maneira para assegurar uma melhoria na agricultura e na indústria, e para desenvolver o intercâmbio entre elas. Não resmungues pelo preço da 'propina': nenhum preço da propina será demasiado alto se aprendermos alguma coisa."
"The Tax in Kind" (Lenine)
Aprender, aprender, aprender. Mesmo com o diabo, se ele tiver algo a ensinar-nos, alguma especialidade técnica. Mesmo assim, Oulianov coloca a palavra aprender entre comas. É que não se trata, nesta aprendizagem, duma relação de mestre a aluno, mas antes do mítico furto prometeico aos velhos deuses. É esse "fogo sagrado" que forjará o novo sobre as cinzas que sepultarão a burguesia, e o novo Prometeu tem de usar de manha.
Que maravilhosa confiança no futuro da classe eleita e na marcha imperiosa da História! As técnicas que agora se "furtam", com um zelo iluminado, pertencerão um dia , elas também, ao museu da história, "ao lado do fuso e da roca de fiar".
É o manual hegeliano do senhor e do escravo. Pela virtude, trabalhando melhor e aprendendo cada vez mais, o escravo tornar-se-á o senhor do senhor.
E há outro fundo histórico para esta inversão: a dos cristãos que ganharam, sem armas, o império.
0 comentários:
Enviar um comentário