sábado, 27 de novembro de 2010

A AUTARQUIA


1900: o dealbar do telefone público


“É preciso sem dúvida reagir fortemente contra a ideia clássica do valor eminente da autarkia, da suficiência de si para si mesmo. O perfeito não é o que se basta a si próprio, ou, pelo menos, essa perfeição é a dum sistema, não de um ser… Sob que condição a relação que liga um ser àquilo de que tem necessidade pode apresentar um valor espiritual? Parece que aí deve existir uma reciprocidade, um despertar. Só uma relação de ser a ser se pode dizer espiritual… O que conta, é o comércio espiritual entre seres e trata-se aqui não de respeito, mas de amor.”


“Journal Métaphysique” (Gabriel Marcel, citado por Emmanuel Levinas in “Entre Nous”)



Já Spinoza dizia que cada ser tem a sua perfeição que não é a perfeição de outro. Como poderia a auto-suficiência aproximar-se disso, quando na própria linguagem e no pensamento, que é tudo menos “autárquico”, temos flagrantes exemplos de que precisamos dos outros seres? Não apenas dos “outros”, nem a relação espiritual pode ser apenas com o humano, porque antes de homens já somos mais do que “pó das estrelas”.

Podemos, de facto, imaginar um sistema social perfeito na base do respeito mútuo. Mas essa não seria uma sociedade humana. Todas as saídas para a verdade estariam tapadas pelo betão ideológico. Essa sociedade poderia até ter a sua “conquista do espaço” e a sua teoria do “começo do mundo”, para glória da civilização e para resposta às questões mais óbvias.

Mas o acesso às fontes seria o segredo mais bem guardado.

0 comentários: