sábado, 30 de janeiro de 2010

A OBSESSÃO PELO DÉFICE


http://blog.lsinsight.org/uploaded_images/Obsession


Parece legítimo alguém se preocupar com o facto de dever dinheiro e das suas despesas ultrapassarem o seu rendimento. Mas se transpusermos a situação para um governo, tudo muda porque aí entramos na economia ou na economia política que, como se sabe, não são ciências exactas e, nesse domínio, os milagres passam a ser possíveis.

Claro que há uma grande diferença entre ter de responder por uma política e criticar essa política sem ter de responder por nada. No primeiro caso, a situação financeira e a economia são sempre um teste à capacidade de governar e por isso são algo de real. No segundo, apesar da crítica ser o oxigénio da democracia, são, na maior parte dos casos, palavras armadas que produzem tão-só o facto político.

É por isso que a preocupação pode dar lugar ao conceito de obsessão pelo défice. Note-se que a obsessão é do foro psiquiátrico e já não são precisas soluções alternativas porque o objecto da preocupação desapareceu e, em vez dele, como por milagre, temos apenas o sujeito doente.

0 comentários: