quarta-feira, 1 de abril de 2009

CONTRA OS APÓSTATAS



"A oposição assaca a temporária derrota da revolução à política do Comintern. Mas só a gente que rompeu com o Marxismo pode dizer isso. Só a gente que rompeu com o Marxismo pode exigir que uma política correcta deva sempre e necessariamente conduzir à imediata vitória sobre o inimigo."

Joseph Stalin ("Notes on contemporary themes", Pravda de 28/7/1927)


Supostamente, só um marxista perceberia que as coisas são um pouco mais complicadas do que o "dito e feito". Não bastariam, no pensamento de Djougachvili, a simples inteligência e o bom-senso. Qualquer pessoa desmunida da "teoria correcta" teria de se comportar com a impaciência de um adolescente.

Como se não bastasse essa usurpação da inteligência média pela doutrina, Staline acrescenta-lhe o anátema da apostasia: só aqueles que romperam...

Por aqui se vê como aquela mente orgulhosa podia julgar o semelhante sem apelo nem agravo, alcandorando-se logo de início numa posição hermética e moralmente inexpugnável.

Nada disso seria mais do que um caso banal de presunção e loucura, não fosse o poder absoluto torná-las politicamente destrutivas.

0 comentários: