terça-feira, 8 de setembro de 2009

LEONARDO


A mansão de Leonardo da Vinci em Amboise


"Normalmente, a arquitectura é desconhecida. A opinião que se tem acerca dela varia do décor de teatro ao prédio de apartamentos. Peço para que se faça a relação com a noção da Cidade para apreciar a sua generalidade, e que se faça o favor, para conhecer o seu encanto complexo, de lembrar a infinidade dos seus aspectos; a imobilidade de um edifício é a excepção; o prazer é deslocar-se até ele se mover e gozar todas as combinações que proporcionam os seus membros, que variam: a coluna roda, as profundidades derivam, as galerias deslizam, mil visões se evadem do monumento, mil acordes."

"Introduction à la méthode de Léonard de Vinci"


A metáfora da arquitectura é utilizada por Valéry para nos sugerir o método que é o objecto do seu ensaio.

Quando se pensa em termos arquitecturais, a maior dificuldade é imaginar todas as perspectivas que se oferecem quer a partir do interior e de cada uma das partes do edifício, quer do exterior, conforme a distância, o ângulo e os acidentes do terreno e a paisagem. Para ficarmos pelo nível das sensações, as miríades de efeitos da luz, a cada hora do dia, de reverberações do som, de odores, etc.

Mas, além disso, "o edifício arquitectural interpreta o espaço e conduz a hipóteses sobre a sua natureza, duma maneira muito particular, porque ele é ao mesmo tempo um equilíbrio de materiais em relação à gravitação, um conjunto estático visível e, em cada um dos seus materiais, um outro equilíbrio, molecular e mal conhecido."

Pensar segundo este método, envolve um tipo de previsão geométrica, muito diferente da extrapolação ou da analogia. Leonardo tinha, segundo o poeta, a capacidade de pensar a ideia do monumento na sua forma de ocupar o espaço e de imaginar as perspectivas e as sensações de que cada uma das suas partes seria a ocasião e o contexto.

Valéry diz também que se pode adivinhar dos manuscritos, dos muitos projectos de igrejas de Leonardo, o que poderia ser uma S. Pedro-de-Roma com a sua assinatura.

0 comentários: