segunda-feira, 1 de julho de 2013

A OPINIÃO

John Locke

 

"As pessoas suspeitam sempre das novas opiniões, e normalmente opõem-se-lhes, sem outra razão a não ser que ainda não são comuns."

An Essay concerning Human Understanding' (John Locke)


Não é só porque o cérebro é preguiçoso e delegamos, sempre que podemos, no 'piloto automático'. A matéria em questão é, as mais das vezes, indecidível e é imprudente pôrmos em causa, até sem darmos por isso, a bela 'coerência' das nossas opiniões. É como se tivéssemos de consultar o mercado antes de termos a noção do que vale uma opinião nova.

É uma crença na cartesiana distribuição do bom-senso que agora se encontra sujeita à pressão da velocidade com que as coisas mudam e a fenómenos como as 'flash mobs' que destrambelham a confiança na 'vox populi'. O 'bom-senso' depende, cada vez mais, de um bom enquadramento na televisão. Da tradição só se retira a conotação.

Ao contrário do que já foi o sistema da opinião comum, toda a opinião hoje é o resultado da sondagem permanente dos mídias e dos actos de consumo. A globalização e a instantaneidade electrónica permitirão no futuro a utopia leninista da "administração das coisas" por si mesmas. E até uma cozinheira...

 

0 comentários: