segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A OBRA DO LIMBO


"The belly of an architect"
(1987-Peter Greenaway)


Um arquitecto americano (Kracklite) organiza, em Roma, no monumento a Vittorio Emanuele (a "máquina de escrever" dos romanos), uma exposição dedicada a Étienne-Louis Boullée, um arquitecto visionário do século XIX.

A grandeza do homenageado, que quase só deixou projectos, é motivo de um culto obsessivo que pouco a pouco vai isolando Kracklite, ao ponto de perder a mulher e a direcção da exposição.

Greenaway parece querer dizer-nos que Kracklite estava condenado à auto-imolação pelo seu desejo de dar vida a um artista sem obra.

O ventre assume, assim, uma importância desmedida, sendo o lugar da fecundidade ou do aborto, aqui justificado pelo envenenamento, a exemplo de Augusto que, na versão de Robert Graves, comeu os figos envenenados de Lívia.

O Limbo a que a obra de Boullée foi votada, mas, admite-se, também a dos próprios projectos de Kracklite recebem, assim, o seu álibi, sob a forma da doença incurável: o carcinoma pancreático para o francês e, como que por simpatia, o próprio cancro do americano.

0 comentários: