segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A ANARQUIA DE ROBESPIERRE


Lenine. Transformar a guerra imperialista em revolução socialista

"Este reforçou o efeito através de meios muito estranhos para um homem que amava naturalmente o poder. Lançou-se, no seu jornal, em plena anarquia, louvando os soldados no momento em que acabavam de fugir massacrando os seus chefes, opondo-se às severas medidas tomadas pela Assembleia para assegurar a disciplina. Pedia que se reunissem os soldados licenciados, que se formasse um exército; segundo ele, não eram menos de sessenta mil, e propunha friamente que se desse a tão numeroso exército um soldo duplo. Como regra, estabelecia a independência absoluta do soldado em relação ao oficial, salvo em dois momentos: em exercício e em combate."

"História da Revolução Francesa" (Jules Michelet)


Robespierre era, de facto, um hipócrita e não acreditava numa palavra do que pregava, só defendendo a indisciplina por motivos tácticos, como outros fizeram antes e depois dele?

Foi assim com a transformação da guerra mundial numa guerra civil pelos bolcheviques dirigidos por Lenine.

Essa campanha teve, contudo, enormes consequências para o futuro da organização do exército. Porque se era possível que os chefes estivessem enganados, então, por que não o direito de julgá-los em todas as ocasiões?

Mas depois dos anos revolucionários, nada desse espírito vingou, nem podia vingar, no exército da URSS.

Para Robespierre não havia alicerces intocáveis quando se tratava de salvar a Revolução - neste caso, impedir a guerra a que ele se opunha, como quase todo o partido jacobino, comprometido com a venda dos bens nacionais.

Mas a que ideia de homem podia corresponder essa independência absoluta do soldado?

A retórica das liberdades individuais que apaixonavam a sociedade naquela altura simplesmente não previa qualquer espécie de servidão, mesmo voluntária. A excepção que o tribuno concede, no caso do combate, revela a crença ingénua em que o indivíduo só tem contas a prestar à sua consciência e que a sociedade poderia basear-se nessa moral apenas, suprindo o que tradicionalmente a hierarquia e a disciplina da organização militar conseguem extrair do soldado.

1 comentários:

Unknown disse...

muuito obrigado pelas informaçoes :D