quinta-feira, 9 de agosto de 2007

DISPONIBILIDADE


Gabriel Marcel (1889/1973)

"No momento em que me comprometo, ou bem que arbitrariamente afirmo uma invariabilidade do meu sentir que não está realmente no meu poder instituir; ou antecipadamente aceito ter de cumprir, num momento dado, um acto que não reflectirá, de modo nenhum, as minhas disposições interiores quando eu o cumprir. No primeiro caso, minto a mim mesmo, no segundo, é a outrem que por antecipação consinto em mentir." (*) Como escapar a este duplo nó da constância de si próprio? Conhece-se a resposta de Gabriel Marcel: "todo o compromisso é uma resposta." É ao outro que eu quero ser fiel. A esta fidelidade, Gabriel Marcel dá o belo nome de disponibilidade."

"Soi-même comme un autre" (Paul Ricoeur)
(*) "Être et Avoir" (Gabriel Marcel)


Fará sentido então a promessa que fazemos a nós mesmos?

Quantas vezes não pudemos confirmar em nós próprios essa verdade de que algo que nos prometemos na juventude por completo se esvaziou, apenas pela passagem dos anos? Somos outros, e a promessa não foi feita àquele que somos agora. Tampouco lhe poderíamos mentir sobre os nossos sentimentos porquanto o coração é único e a consciência é uma só.

Aqui não há dilema. E a promessa só tem de ser cumprida, senão mudarmos.

0 comentários: