sábado, 22 de setembro de 2007

UM COMÍCIO


O espectáculo de Beppe Grillo



Vi na televisão italiana uma espécie de comício onde um barbudo muito zangado atacava a classe política, escandindo alguns palavrões ( suposto sinal do fim da paciência e da comunicação ), numa das belas praças desse país e perante milhares de pessoas, sobretudo jovens, que escutavam aquela vociferação numa tranquilidade aparente.

A reivindicação de que a política deve ser devolvida aos cidadãos, no entanto, embora aplaudida, pareceu-me assentar num equívoco, facilitado pela histriónica veemência do orador.

A situação italiana não é muito diferente da dos outros países da comunidade, em que a crise da política é sobretudo uma crise do político.

Onde estão os sinais de que uma renovação é possível, quando vemos as gerações do "render da guarda" desinteressarem-se tão ostensivamente pela palavra e a acção no espaço público, para dizer como Hannah Arendt? Onde está, por exemplo, a relève nos sindicatos?

A segunda parte daquele programa era um debate a propósito do espectáculo de Beppe Grillo.

A aparente unanimidade na constatação de um completo descrédito da política nesta era pós-Berlusconi não augura nada de bom.

0 comentários: