quarta-feira, 19 de setembro de 2007

CYRANO SUBLIMADO


"A Lei do Desejo" (1997-Pedro Almodóvar)


Alguns anos passados, os filmes de Almodóvar parecem ter perdido a sua irritante feição provocatória.

Aquele mundo sem mulheres (tirando as mães, sempre possessivas) de "A Lei do Desejo" é o filão do cineasta, mundo tão codificado como um filme de vampiros ou um filme de guerra. Cinema só.

E não se pode dizer que se aqueles amantes fossem heterossexuais teríamos um cinema igual a qualquer outro, incaracterístico. Esta "escrita" é pessoal e o amor entre homens dá-lhe o suplemento trágico que o faz respirar.

Revendo este filme de 1997, encontramos o trio clássico sujeito à pura fatalidade, graças a uma espécie de curto-circuito do desejo.

A partir do momento em que a carta que Pablo escreve a si próprio, mas assinada e endereçada por Juan, é lida por António, este enamora-se do objecto do "discurso amoroso", do fantasmático desejo de Pablo.

Quando essa paixão resulta no crime (que um plano longínquo da falésia com as silhuetas de António e Juan anuncia) e no suicídio de António, no apartamento cercado pela polícia, vemos Pablo atirar pela janela a arma do crime: "a máquina de escrever" em que tinha formulado a lei da tragédia.

Pensa-se em Roxanne e em Cyrano que também escrevia pelo rival, mas morrendo este, jovem e belo, foi como se o segredo tivesse sido selado para sempre pelo duplo fantasma da escrita e da morte.

0 comentários: