quinta-feira, 27 de setembro de 2007

CONTO DE OUTONO


"Conto de Outono" (1998-Erich Rohmer)

"Conto de Outono" é uma deliciosa intriga de mulheres para arranjar um companheiro a Magali, a amiga vinhateira. Isabelle, através de um anúncio, sem a interessada saber, porque não acredita nessas coisas.

Entretanto, a procuradora leva demasiado longe a comédia e é com algum despeito que assiste à rápida substituição dos seus olhos azuis pelos da morena ( a azougada Laura do "Genou de Claire", 28 anos depois ).

Rosine, a sua jovem amiga, pelo seu lado falha a tentativa de aproximar Magali e o seu ex, professor de filosofia, com o que pretendia romper com uma ligação imatura.

Toda a gente representa, como na vida, porque todos têm de esconder os seus verdadeiros sentimentos.

As paixões exclusivas, como a de Magali pelo seu Côtes du Rhône, revela-se uma estratégia para lidar com a solidão. A verdade é que ninguém resiste a uma promessa de felicidade, por muito entrado em anos e desiludido que esteja.

O encontro de dois seres, vindos de latitudes diversas e tendo percorrido os mais inesperados caminhos, tem o fascínio de um começo de vida, perante o qual as desilusões do passado não resistem como o cúmulo cinzento à força do vento.

1 comentários:

Djabal disse...

Parece-me que as pessoas vivem esperando acontecer algo de inesperado e maravilhoso em suas vidas. É uma amostra da nossa infelicidade generalizada.