segunda-feira, 31 de outubro de 2005

IMAGENS E TEMPERAMENTOS



Cavaco não se sente bem na sua pele, contorce-se, fica inteiriçado diante das câmaras. Responde com esforço e um sorriso postiço aos jornalistas. Refugia-se num discurso estudado e em algumas frases batidas. Mas geriu com inteligência a apresentação da sua candidatura, tentando relançar uma imagem sem os defeitos que os peritos lhe apontaram e que lhe terão custado já uma derrota eleitoral. É assim que parece ter-se convencido da utilidade da comunicação social (com um típico exagero, aliás) e da inconveniência de mostrar um excesso de confiança que poderia passar por arrogância. Cometeu um erro ao pretender cavalgar a onda de descrença nos partidos.

Soares é a sua antítese. Animal político (no bom sentido), sem problemas com o seu corpo, dado ao improviso e aos ímpetos do coração, apresentou-se no seu estilo de sempre, transformando os erros da sua candidatura em desafios à fidelidade dos seus apoiantes e em crises de esclarecimento.

Não são as ideias que separam os candidatos, nem a forma como vêem o cargo presidencial.

Os eleitores votarão numa família política e numa história dividida.

O facto de existir uma tão grande diferença de estilos e de temperamentos vai ajudar à decisão, embora não queira dizer nada e os temperamentos soaristas e cavaquistas abundem à direita e à esquerda.

Para além disso, se os portugueses acreditarem na situação de crise (e os media, para o bem e para o mal, criaram uma imagem de crise), a figura do "pai severo" fará provavelmente pender a balança para o seu lado, em desfavor da figura do mestre na arte de viver.

A perda de influência do pensamento corrobora a ideia de que política se transferiu para a virtualidade das imagens.

0 comentários: