segunda-feira, 27 de junho de 2016

A CRIATURA


Hulk Hogan Finds God. And Joel Osteen

"Normalmente diz-se que o Mal são mentiras, ignorância, ou mortal estupidez. A condição do Mal é muito mais o processo de uma verdade. Só há Mal na medida em que existe um axioma da verdade no ponto do indecidível, um caminho da verdade no ponto do indescernível, uma antecipação do ser para o genérico, e o forçar de uma nomeação no ponto do inomeável."
"Infinite Thought" (Alain Badiou)

Estará já este debate a ser travado no plano do religioso, ao usar da categoria do Mal? O que é que se subtrai quando em vez de Mal falamos de Falso? Não é esta a palavra que se deve contrapor à palavra Verdade? Mas a Verdade pode ser também uma categoria religiosa, como quando Cristo diz: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida;(...) Porquanto a Lei foi dada por intermédio de Moisés; mas a graça e a verdade vieram através de Jesus Cristo."


(‎Bíblia do Rei Jaime Actualizada · ‎João 14:7)

O falso científico não nos permite extrapolações transcendentais. E não faz sentido aplicá-lo à questão do 'inomeável":

"Finalmente, o inomeável é o motivo central do pensamento do político que deseja submeter o Nazismo ao pensamento; como o é do poeta que explora os limites da força da linguagem; como o é para o matemático que procura os indefiníveis de uma estrutura; como o é para a pessoa enamorada atormentada pelo que o amor transporta de inomeável sexual."
(Alain Badiou)

O 'genérico' (ou o universal) da ciência não pode ser científico ao ponto de reclamar o carácter de definitivo e do 'Tudo ficou dito'. Não. A incompletude e o que não se pode saber não marcam apenas o destino do indivíduo, mas a própria espécie que, mesmo fora da perspectiva religiosa, é como se fosse uma 'criatura'.


0 comentários: