sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

MODELOS

(Jackson Pollock)

 

"Na medida em que uma obra é de artesão, o seu modelo está sempre fora da obra; mas tanto quanto ela é de artista, é sempre a obra mesma que é o modelo."
(Alain)

Mas todo o automatismo em pintura, por exemplo, cai nessa categoria da obra que é o modelo de si mesma (o que está feito sugere o que se vai fazendo).

O modelo 'exterior', por outro lado, tanto pode ser a ideia de como se faz uma mesa, como uma pintura dessa mesa, e a reprodução em ambos os casos requer, naturalmente diferentes técnicas e habilidades.

Quando Chartier diz que a arte tem o modelo em si própria não se refere, evidentemente, ao modelo da mesa 'real', mas ao do sistema da pintura, no qual o objecto pintado é uma 'realidade' do tipo de todos os objectos pintados, o que pouco tem a ver com a mesa a que nos sentamos.

Esse critério permite-nos distinguir uma arte de outra arte, ou uma obra criativa de uma peça de artesão, mas não o bom e o mau dentro do sistema da pintura. Porque até o mau pintor se tenta integrar no sistema, e nunca confundirá o modelo dentro desse sistema e a simples imagem de um objecto do nosso mundo.


 

0 comentários: