terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ALADINO

"Jacob e o Anjo" (Delacroix)

"A luta com Deus Jacob tendo ficado só, alguém lutou com ele até ao romper da aurora. Vendo que não podia vencer Jacob, bateu-lhe na coxa, e a coxa de Jacob deslocou-se, quando lutava com ele. E disse-lhe: «Deixa-me partir, porque já rompe a aurora.»

"Jacob respondeu: «Não te deixarei partir enquanto não me abençoares.» Perguntou-lhe então: «Qual é o teu nome?» Ao que ele respondeu: «Jacob.» E o outro continuou: «O teu nome não será mais Jacob, mas Israel; porque combateste contra Deus e contra os homens e conseguiste resistir.» Jacob interrogou-o, dizendo: «Peço-te que me digas o teu nome.» «Porque me perguntas o meu nome?» – respondeu ele. E então abençoou-o. Jacob chamou àquele lugar Penuel; «porque vi um ser divino, face a face, e conservei a vida» – disse ele."

(Do "Génesis", Bíblia dos Capuchinhos)

Este que eu saiba é o único exemplo bíblico em que a força divina e a humana se medem num 'corpo a corpo'. Embora, no caso de Deus, através da figura do Anjo. Mas diz-se claramente que Deus não podia vencer Jacob e que mesmo depois da 'joelhada', o fundador de Israel podia impor condições ("não te deixarei partir, enquanto não me abençoares").

É tão estranho, tão incompreensível, este confronto que nos leva a procurar noutros mitos a origem desta 'enormidade'.

Concerteza que se pode ver no episódio da luta com o Anjo, um prenúncio do Cristianismo, mas aqui a encarnaçäo tem princípio, meio e fim, e vai até às últimas consequências, com a morte na cruz que deixa cada um com a sua fé e a igreja com a primeira pedra.

Quanto ao 'sonho' de Jacob, parece-me encontrar nele uma clara analogia com os contos populares. Por exemplo, com a história de Aladino e o génio da lâmpada. No fundo, é como uma astúcia de Jacob, que aproveita a presença de Deus no Anjo (dentro 'da lâmpada'), para o forçar.

 

0 comentários: