quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SISMOLOGIA





"A questão que tudo isto levanta é esta: é toda a economia política? Se assim for, existe sequer como assunto separado? Ou estarão todos os economistas simplesmente fornecendo uma cobertura intelectual às visões do mundo ideológicas da sua preferência?

E como é que desembaraçamos o conhecimento objectivo útil que os economistas eventualmente tenham da escória política?"


(Peter Radford in "Real-World Economics Review Blog")



Todos os grandes economistas do passado se referiram não a uma economia, mas a uma economia política. Para que a ideologia se pudesse impor como 'científica', a separação era necessária. Mas não é possível escamotear o impacto do político na economia. A inteligência dos fenómenos sociais, com isso, foi obnubilada, e é certo que nesse meio sempre prosperaram os 'pescadores de águas turvas'.

Radford desmonta os argumentos 'técnicos', ou 'puramente económicos' de um dos maiores predadores da ideologia que tem a economia como cobertura: o partido republicano. E não deixa de constatar que o partido rival está refém da elite que financia as campanhas milionárias. 

O mundo real terá de esperar, enquanto a América desaba na esquizofrenia e as desigualdades sociais e políticas preparam as safras de sangue de duas economias e de dois mundos no mesmo país, cada vez com menos contacto entre si.

O grande condomínio fechado que os mais ricos criaram com a ajuda da feitiçaria 'económica' não precisa do Estado para nada (tem a sua segurança privada, que se torna cada vez mais a necessidade das necessidades), e a solidariedade com os restantes cidadãos não lhes pode dizer nada. Os seus 'economistas' explicaram muito bem como é que o mercado funciona e porque terá sempre de haver 'ganhadores' e 'perdedores'.

Até ao dia em que as consequências das falsas previsões dos ideólogos da 'economia' tenham o mesmo tratamento irracional que foi, recentemente, infligido aos seis cientistas do caso de Áquila, em Itália.

Mas será sempre mau sinal que a razão não saia vencedora.


0 comentários: