quinta-feira, 11 de outubro de 2012

HIPOCRISIA




"Foi a guerra à hipocrisia que transformou a ditadura de Robespierre em reinado do Terror, e a característica deste período continua a ser a autodepuração dos dirigentes."

(Hannah Arendt)



A ideia de que não se fazem revoluções sem revolucionários (ou que não se faz a democracia sem democratas) é demasiado ingénua, e a história está cheia de casos em que 'as faúlhas do incêndio" estão mais do lado das coisas do que do lado dos homens.

A acusação de hipocrisia sempre foi uma arma política (como aconteceu entre nós com a Inquisição). Como é o produto da imaginação e do ódio nunca deixa de criar os seus próprios monstros. Para um fanático como era Robespierre no poder (circunstância que tem tudo a ver com o caso), o Povo, de quem era o 'incorruptível' representante justificava e tornava legítimas todas as suspeitas.

Mas a Revolução falhada a que presidiu não deixou de o imolar em nome dos mesmos princípios.

Homens como o abade Jean Meslier (1664-1729) que toda a vida professou publicamente uma fé que os seus diários desmentiam, são actores da tragédia tanto como os que reivindicam para si a virtude da 'sinceridade'. A representação de uns e outros é a regra do palco.

0 comentários: