domingo, 28 de outubro de 2012

O DIABO DA PROCURA


Paul Samuelson (1915/2009)



"Desde os últimos sessenta anos, o aumento das despesas do governo têm sido o único meio viável para 'enganar o diabo da procura ineficaz', diz o economista Paul Samuelson."

 (Jeremy Rifkin)



Como o livro de Rifkin ("The end of work") é dos princípios dos 90, já se pode dizer que há mais de oitenta anos que a procura é 'ineficaz'. A III Revolução Industrial é a grande responsável, ao criar muito menos emprego do que aquele que destrói.

Nem as chamadas potências 'emergentes' escapam à sua influência, visto que, para serem competitivas no mercado global, precisam de garantir o 'estado da arte' nas novas unidades de produção. Isto é, o seu crescimento depende das empresas de 'capital intensivo', com a última tecnologia que é cada vez mais 'dispensadora' do trabalho humano.

Esta situação serve uma elite de investidores e de 'técnicos' capazes de lidar (a partir do gabinete) com este tipo de produção 'sem gordura'.

Quando se diz que é preciso cortar nas 'gorduras' do Estado, depressa compreendemos que é este o modelo que inspira essas pessoas, o modelo da 'lean production' inventado pelas empresas japonesas no seu período áureo e logo adoptado noutras latitudes. O que quer dizer que nada é mais 'ineficaz' do que o Estado social. Essa é, pois, a 'gordura', e aquilo a que Portugal vai ser operado, quando, no tratamento do défice, a via das receitas estiver definitivamente seca.


0 comentários: