quarta-feira, 6 de setembro de 2017

INTERDITOS E TABUS



"A impressão resultante de que alguma coisa de terrível está para acontecer porque se infringiram as regras de conduta é apenas uma forma do pânico que se produz quando nos damos conta que entramos num mundo desconhecido. A má consciência não é mais do que o medo dos perigos aos quais ficamos expostos deixando o caminho conhecido e entrando nesse mundo desconhecido. O mundo é suficientemente previsível enquanto nos ativermos aos procedimentos estabelecidos, mas torna-se terrífico quando deles nos desviamos."

"Essais de philosophie, de science politique et d'économie" (Friedrich Hayek)

"As regras normativas tanto quanto são interdições, como a maior parte delas o devia ser antes de serem interpretadas como ordens de uma terceira vontade, as regras do tipo "não matarás" poderiam de facto não ser muito diferentes das regras que nos informam sobre o que é." (ibidem)

A parte que no nosso conhecimento do mundo é representada por tais regras negativas seria impressionante se pudéssemos olhar esse mesmo mundo de uma forma desinibida.

E seria também a melhor prova da influência dos outros, dos vivos, mas sobretudo dos mortos, naquilo que nos parece mais espontâneo no nosso pensamento.

Por outro lado, o que Hayek diz sobre a má consciência como uma forma do medo é confirmado pela situação da criança que cometeu uma falta e que com isso sabe que desiludiu os pais. Também aqui o medo de perder o seu afecto tem muitas semelhanças com o medo do desconhecido.

0 comentários: