sexta-feira, 9 de novembro de 2012

REDENTISMO

Andrei Zhdanov


"O mais importante princípio da doutrina de Idanov foi muitas vezes resumido pela frase: "O único conflito que é possível na cultura soviética é o conflito entre o bom e o melhor."

(Wikipedia)


Correspondia um princípio destes a qualquer tipo de meliorismo? Não, tudo podia estar como estava porque já era bom. Só por isso as reformas tinham acabado e só um louco poderia pretender reformar "o paraíso na terra" (o que foi, de resto, levado à letra no que diz respeito à dissidência política).

Assim, o revolucionário se pode tornar mais conservador do que os que o são.

O isolamento e a defesa contra a influência exterior (como nos ambientes assépticos que protegem o organismo vulnerável) bastam para compreender o congelamento da utopia. Hoje assistimos ao fenómeno dum isolamento que não precisa de território nem de fronteiras estabelecidas. Cultiva-se a não-compreensão no meio das 'auto-estradas' da comunicação.

O terrorista religioso só reconhece um conflito entre a vida como morte e a redenção. Mesmo imerso na cultura inimiga, não perde de vista o 'paraíso'. Todos os sinais são 'processados' num tempo de 'salvação'.
  

0 comentários: