segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DUAS CONVERSÕES

"A conversão no caminho de Damasco"(Caravaggio)


“Assim, com grande sofreguidão, lancei mão do venerável estilo do teu espírito e, sobretudo, do apóstolo Paulo, e desapareceram aquelas questões, nas quais durante algum tempo me pareceu que ele se contradizia a si mesmo e que o texto do seu discurso não estava de acordo com os testemunhos da Lei e dos Profetas.”


Santo Agostinho (“Confissões”)




Enfim, a Agostinho caíram-lhe as escamas dos olhos e ele passou a ver tudo de outro modo e a descobrir um espírito diferente na mesma letra. O que se passou?

Não foi a idade, nem a perda da saúde, não foram os exemplos, nem a filosofia. Tudo junto encontrou um ponto crítico que o próprio não sabia como nem quando alcançaria.

Depois de cair do cavalo, também Saulo se tornou Paulo e de perseguidor se fez apóstolo. Mas a sua conversão foi violenta e precisou de um milagre. “- Por que me persegues?”

Agostinho era outro homem. Quer ser convencido com razões. Aposto que salvou todo o passado, cujos erros foram etapas duma longa transformação e que ele se compraz em relatar para nossa edificação.

Paulo é um “traumatizado” e o que foi antes não pode ser confessado, nem sequer nomeado.

0 comentários: