quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ZELIG

"Zelig" (1983, Woody Allen)


Por que é que "Zelig" é, talvez, o melhor filme de Woody Allen? Esta história do 'homem-camaleão' cuja personalidade e aspecto físico se adaptam às pessoas com quem se encontra, é contada como um documentário para a televisão, e o célebre humor judaico-nova-iorquino impregna, sem dúvida, as situações, mas não 'invade' os diálogos, de resto, escassos, já que a personagem, tirando a grande conversa com a doutora Fletcher (Mia Farrow), é sempre surpreendida numa actividade camaleónica 'gestual'.

Além disso, a ideia é magnífica. As oscilações no comportamento deste ser 'invertebrado' têm uma perfeita analogia nas variações da chamada 'opinião pública', com o espectacular exemplo da passagem de Zelig da fama ao opróbrio (por causa dos inúmeros casamentos oportunísticos de que ele não se pode lembrar) e do regresso ao favor do público graças ao impagável reencontro amoroso no congresso nazi de Nuremberga.

Zelig converte-se, graças a esta não-ideossincrasia, no símbolo do 'homo democraticus', anónimo e flutuante, ou, se quisermos, na mónada do 'grande animal' platónico.

0 comentários: