terça-feira, 8 de janeiro de 2008

O SORRISO DO GATO


"Alice no País das Maravilhas"

"Começou a parecer que a matéria, como o gato de Cheshire, está gradualmente a tornar-se diáfana, até nada ficar dela senão o sorriso."

Bertrand Russell


O esqueleto de Berkeley deve contorcer-se de riso no seu túmulo.

Um racionalista como Russell, nas palavras de Popper, talvez o maior filósofo do século XX, reconhece naquela citação que o subjectivismo está bem mais vivo do que o nosso bispo.

Porque, em princípio, todos sabemos o que é um gato, mas um sorriso de gato sem o dito?

Foi preciso um matemático como Dodson (Lewis Carroll) para conceber a realidade daquele sorriso.

Houve um momento, segundo Popper, com a teoria quântica e o probabilismo, em que a ciência perdeu de vista o realismo. A coisa funciona, mas nós não sabemos como. Até onde podemos ir nesse caminho?

Platão deve ter sentido uma perplexidade semelhante quando reflectiu sobre os números irracionais. Por causa deles, a geometria teve de emancipar-se da aritmética, porque não há maneira de considerar a diagonal do quadrado como um número "comensurável".

Com o "conhecimento estatístico", estaremos à beira duma outra arte ou ciência que pouco deverá já à Física?

Mas é claro que a explicação dos fenómenos, até agora objecto duma qualquer teoria física, não é explicação nenhuma se esses fenómenos forem integrados num outro contexto, ou analisados a uma outra escala. São soluções para a "distância média" de que falava Musil.

Por isso, a superação da Física ou a realidade da nossa ignorância estão já pressupostos nos êxitos alcançados.

0 comentários: